sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mas afinal o que é a tendência cromática?

Como já devem ter reparado, nos variados post que faço muitas vezes falo na boa cor, na hora de escolher uma peça ou acessório. No entanto, quando se trata de alguma peça ou acessório que fique junto ao rosto (como por exemplo colares e chapéus), nunca aconselho nenhuma cor específica, utilizando a expressão "segundo a tendência cromática", como no post sobre compras inteligentes em altura de crise. (vejam aqui)
 Certamente já ouviram alguém dizer "essa cor fica-te muito mal!" ou "essa cor envelhece-te!" ou mesmo "bem essa cor em ti fica fantástica!". Pois é, as cores junto ao nosso rosto têm um impacto brutal que a maioria nem repara, porque quando estamos dentro de um vestiário a experimentar determinada peça apenas olhamos para o efeito dela no nosso corpo. Errado!
Vou agora explicar o porquê do uso da expressão "segundo a tendência cromática" e o porquê de nunca aconselhar uma cor específica.

O teste das cores



É uma técnica que consiste na aplicação de vários tecidos em torno do rosto, estrategicamente seleccionados pelas suas características. Comparadas duas a duas, avalia-se o efeito de cada característica no rosto, com base numa metodologia específica. Seguindo o Método Combinatório, ele identifica as categorias de cor que mais valorizam cada indivíduo, categorizando cada pessoa numa das seguintes paletas:
            - Quente Mate Claro
            - Quente Luminoso Claro
            - Quente Mate Escuro
            - Quente Luminoso Escuro
            - Frio Mate Claro
            - Frio Luminoso Claro
            - Frio Mate Escuro
            - Frio Luminoso Escuro
O principal objectivo é o de identificar qual o nuancier de cores de roupas e acessórios junto ao rosto, cabelo e maquilhagem que estão em harmonia no rosto, pois cada individuo apresenta um tom de pele, de cabelo e de olhos diferentes, e o rosto reage de forma distinta quando exposto a cores e características diferentes.
Com o decorrer do teste, é permitido identificar o que favorece, através da visualização de determinadas alterações no rosto como, uma tez mais uniforme e resplandecente, olhos mais brilhantes, lábios mais coloridos e um rosto bem desenhado. Por outro lado, características que não favoreçam, tornam a tez mais amarelada ou pálida,  e acentuam sombras e imperfeições.



Bjinho, Ana


Sem comentários:

Enviar um comentário